A apresentação de um teste negativo à covid-19 para aceder a eventos e a discotecas com menos de 500 pessoas vai deixar de ser obrigatória, em todas as ilhas dos Açores.
O anunciou é do Governo regional que acrescentou ainda que quem tiver recebido a dose de reforço da vacina contra a covid-19 nos últimos 14 dias fica dispensado de apresentar um teste negativo para os eventos com lotação superior a 500 pessoas.
Nas ilhas com transmissão comunitária, até agora, independentemente do certificado, a pessoa tinha de apresentar um teste para aceder a esses eventos. A partir de agora essa obrigatoriedade só ocorre nos eventos com mais de 500 pessoas. Nessas ilhas se a pessoa tiver a dose de reforço há mais de 14 dias, não precisa de apresentar teste mesmo em eventos com mais de 500 pessoas”.
São Miguel, Terceira, Faial, Pico e São Jorge estão em situação de transmissão comunitária. As restantes quatro ilhas, Graciosa, Santa Maria, Flores e Corvo encontram-se em situação de contingência.
O secretário da Saúde revelou também que os Açores vão acompanhar a medida nacional, dispensando os passageiros provenientes do estrangeiro de apresentarem um teste negativo à covid-19.
Lusa/AO/RP