Os deputados municipais da Madalena aprovaram ontem por unanimidade uma missiva, apresentada pelo PSD, sobre os constrangimentos da greve da Atlânticoline, um voto de recomendação, apresentado pelo PS, onde recomenda ao Governo Regional para que envide esforços no sentido que as negociações entre a Atlânticoline e o representante dos trabalhadores alcancem um acordo de consenso, pondo fim a esta greve, um voto de protesto, apresentado pelo PS, contra o fim do encaminhamento gratuito para não residentes e um voto de congratulação, do PS, à Conseran pela escolha do Pico e do concelho da Madalena para a implementação do seu projeto.
Com a abstenção do PSD, foi aprovado um voto de protesto, apresentado pelo PS, contra o impasse e falta de empenho verificado no processo da alienação da Naval Canal e consequente exploração do Estaleiro Naval da Madelena. O PSD absteve-se porque não concorda com a forma de voto apresentado e com algum do seu conteúdo.
Na ordem do dia, os deputados tiveram conhecimento sobre as atividades desenvolvidas pelo município, desde a anterior assembleia até à atual, do relatório anual de atividades da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena e do relatório de avaliação do Orçamento e das grandes opções do Plano para 2022.
Por unanimidade foram aprovados uma proposta de regulamento municipal para operacionalização do projeto Startup Pico- Incubadora de Empresas da Madalena e os contratos interadministrativos de delegação de competências nas juntas de freguesia do concelho.
No primeiro ponto, os deputados do PS afirmam que este regulamento é generalizado, que a Escola Profissional do Pico devia de ter um papel mais ativo, que as empresas candidatas deveriam estar sedeadas no concelho e defendem a criação de uma comissão de análise final dos processos.
No segundo ponto a bancada do PS lamenta que os presidentes de junta não tenham sido ouvidos sobre os contratos interadministrativos de delegação de competências.
Ainda na ordem do dia, os deputados municipais designaram José Silva Costa, do PSD, e Cláudia Cabrita, do PS, como representantes da Assembleia Municipal para o Conselho Consultivo da Unidade de Saúde da Ilha do Pico e aprovaram, com um voto contra e uma abstenção, a autorização para que se crie condições para a transmissão em vídeo das sessões da Assembleia Municipal.