A pesca do goraz nos mares dos Açores vai ser interditada a partir de quinta-feira e até 31 de março, para “garantir o rendimento de todo o setor ao longo de todo o ano”, anunciou o Governo Regional.
O goraz é uma das espécies capturadas nos Açores com maior valor comercial para os pescadores das diferentes ilhas.
“Conscientes do transtorno causado pelo encerramento precoce da quota atribuída ao primeiro trimestre, que se deve às condições meteorológicas excecionais que se têm verificado, considera-se essencial manter a repartição trimestral prevista”, explica ainda a secretaria em nota publicada na internet.
Assim, é alocado “um maior volume das possibilidades de pesca no segundo semestre, altura em que comprovadamente o preço de primeira venda desta espécie quase que duplica”, lê-se na nota.
Com esta medida, o Governo Regional “tem garantido o rendimento de toda a fileira e a manutenção das possibilidades de pesca até ao final do ano”.
Para a Secretaria Regional do Mar e das Pescas, “a necessidade de uma gestão mais próxima do contexto da atividade da pesca de cada ilha” e a valorização deste recurso justificam “a repartição da quota pelas diferentes ilhas”, tendo por base “critérios transparentes e objetivos numa atitude de corresponsabilização”.
O executivo assegura ainda que pretende vincular a cada ilha “as práticas de sustentabilidade da sua atividade e responsabilidade na gestão das suas capturas”, para garantir “uma repartição justa e equitativa da quota destinada à região”, bem como, “através da repartição trimestral, atribuir maior volume de possibilidades de pesca em meses em que o valor de primeira venda sobe significativamente”.
Fonte: Jornal Açores 9