A Direção Regional do PCP Açores reuniu sábado em Ponta Delgada, para analisar a situação política e social, tanto a nível nacional como regional, e definir as principais linhas de intervenção política do PCP Açores.
Na Região a situação social tem vindo a agravar-se, devido ao aumento do preço da energia e dos combustíveis acrescentando dificuldades na vida dos açorianos.
A direção regional do PCP Açores considera como uma condição imperativa para o desenvolvimento regional a manutenção das atuais gateways, com aeronaves e frequências adequadas às necessidades das ilhas com Obrigações de Serviço Público (OSP) e receia que a anunciada reestruturação e o apoio de Bruxelas, envolta em silêncio, nada de bom irá trazer à Região. Pelo contrário, podem ser um caminho perigoso, que poderá pôr em causa o legítimo direito à mobilidade dos açorianos.
O possível fim das ligações diretas com o continente das ilhas do Faial, Pico e Santa Maria, como também a falta de reforço das viagens inter-ilhas, conjugado com a pouca oferta de transportes marítimos de passageiros e mercadoria, acabará por isolar e condicionar cada vez mais o crescimento de algumas ilhas.
O PCP açores saúda as iniciativas realizadas em toda a Região em torno da Semana da Igualdade, promovida pela CGTP Açores, com a realização de várias ações em defesa de salários justos e iguais entre homens e mulheres, e da conciliação do trabalho e da vida pessoal e familiar.
Ficou também definido o XI Congresso da Organização da Região Autónoma dos Açores que vai decorrer a 7 e 8 de maio, no Faial.