Arranca hoje, no Faial, e decorre até quinta-feira a Semana das Pescas, um certame que é retomado 17 anos após a sua última realização.
O tema desta edição são os ‘Desafios Globais’, mas ao longo dos quatro dias, vão abordar outros assuntos como a investigação, a aquicultura, a transformação, a comercialização, os fundos estruturais e a nossa relação com a União Europeia.
Pela primeira vez o programa é extensivo à ilha do Pico, onde a indústria conserveira volta a fazer parte importante da economia regional e picoense.
Na ilha montanha, o evento vai decorrer quarta-feira, no Auditório da Madalena, com intervenções de vários especialistas na matéria, como Assunção Cristas, coordenadora do mestrado em direito e economia do mar da Universidade Nova de Lisboa e José Freitas, Presidente da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe e Gerente da Conseran. Participam também na sessão Francisco Vicente, vice-presidente da Associação Pão do Mar e Sandro Jorge, da Escola do Mar dos Açores.
Manuel São João, secretário regional do Mar e das Pescas, em declarações ao "Jornal da Ilha", explica o porquê de estender esta semana à ilha montanha.