O Diretor Regional da Saúde considera “muito relevante” a verba do PRR destinada à Saúde, nos Açores, e adiantou que os 30 milhões de euros vão permitir a modernização e evolução do sector na Região.
Berto Cabral, que, em representação do Secretário Regional da Saúde e Desporto, foi um dos oradores da V Convenção Nacional da Saúde que decorreu na Ordem dos Médicos, em Lisboa, revelou que "o projeto se divide em dois eixos fundamentais, sendo um a melhoria do desempenho do Serviço Regional de Saúde e o outro, a digitalização de todo o sector da saúde”.
O responsável destacou como pontos importantes do projeto “o registo eletrónico da saúde e a capacitação dos profissionais para a transição”. Berto Cabral releva ainda “a possibilidade da partilha de informação” entre unidades de saúde, facto que "se revela fundamental para a melhoria da prestação da saúde e das respostas”.
O responsável adiantou ainda que “só a digitalização do sector da Saúde tem disponível uma verba de 22 milhões de euros, 42 por cento da mesma direcionada para a Telesaúde e, outra parte, muito significativa, para a capacidade de interagir e comunicar entre sistemas, como o SNS e entidades privadas”.
Gacs/RP