O programa "Eco Freguesia, Freguesia limpa", promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, tem como objetivo reconhecer os esforços das freguesias e a colaboração das populações na limpeza e remoção de resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como na realização de programas e ações de sensibilização ambiental.
Considerando “a importância e o impacto positivo do programa "Eco Freguesia, Freguesia limpa" e correspondendo aos apelos da Juntas de Freguesia, o Governo Regional reforçou a verba destinada a esta medida, para 2022, com mais 1 milhão de euros.
A dotação orçamental do programa representa agora mais do triplo da verba inicialmente prevista, que correspondia a cerca de 450 mil euros.
O Secretário regional acrescentou ainda que “com este significativo reforço orçamental, pretende-se aumentar o valor dos apoios atribuídos às Juntas de Freguesia da Região, reforçando a sua capacidade de ação na limpeza de espaços públicos, quer através da aquisição de equipamento imprescindível à boa execução desses serviços, quer também através da contratação recursos humanos para o efeito”.