O Comando Territorial dos Açores da Guarda Nacional Republicana (GNR) identificou, na passada semana, um homem de 51 anos suspeito da prática de maus-tratos a animais de companhia.
A detenção decorreu na freguesia de Candelária, na Ilha do Pico, e envolveu uma situação relacionada com maus-tratos a animais de companhia - tendo a GNR acabado por resgatar "dois canídeos do interior de um terreno anexo a uma moradia, naquela freguesia.
As autoridades apuraram ainda que os dois animais não se encontravam identificados eletronicamente com chip, não possuíam vacinação antirrábica obrigatória, nem estavam registados na respetiva Junta de Freguesia.
A GNR elaborou ainda um auto de notícia por maus-tratos a animais de companhia e dois autos de contra ordenação por falta de deveres do detentor - os quais foram remetidos às entidades competentes.
Os canídeos serão sujeitos a um período de quarentena. Findo este período estarão disponíveis para adoção, "depois de cumpridas todas as formalidades legais", acrescenta ainda a GNR.
GNR/RP