O PS admite que governo acabou com encaminhamentos gratuitos para as ilhas sem gateway por capricho. Isabel Teixeira realçou que, “do ponto de vista técnico, nada impede a continuidade dos encaminhamentos gratuitos para as ilhas sem gateway”, como São Jorge, Graciosa, Flores ou Corvo.
A deputada socialista falava após ouvir o Presidente do Conselho de Administração da SATA, que confirmou que “tecnicamente nada impede os encaminhamentos gratuitos”, que foram cortados por capricho deste Governo, apenas porque eram uma medida do Governo do PS/A.
“O fim dos encaminhamentos, juntamente com o fim do transporte marítimo de passageiros em algumas ilhas, é um retrocesso na coesão regional e está a prejudicar as ilhas de menor dimensão, que ficaram sem alternativas.
A situação é ainda mais preocupante no caso de São Jorge, que atravessa uma crise sismo-vulcânica há mais de 2 meses, sem fim à vista e sem turistas”, destacou a socialista.
O PS/Açores apresentou uma proposta para a suspensão das decisões deste Governo regional defendendo a reposição dos encaminhamentos, com os ajustamentos que se revelem necessários, de modo a assegurar um desenvolvimento sustentável para todas as ilhas e o crescimento turístico das ilhas sem gateways.
Já o presidente da companhia aérea SATA, Luís Rodrigues, disse que “não existe evidência” até ao momento de que o fim dos encaminhamentos gratuitos entre ilhas açorianas para não residentes tenha provocado um “desequilíbrio do tráfego”.