A Secretaria Regional da Saúde e Desporto faz saber que, em abril de 2022, estavam em Lista de Inscritos para Cirurgia, nos Açores, um total de 10.206 utentes, o que corresponde a uma diminuição de 1,6%, face ao mês anterior.
No mesmo mês foram realizadas 917 cirurgias, valores que representam uma diminuição de cerca de 17,8%, face ao mês de março.
Por unidade de saúde, o Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada (HDES), registou uma diminuição de 2,4%, o que corresponde a menos 174 doentes.
Também o Hospital da Horta seguiu a mesma tendência, com um decréscimo de 3,1%, o que corresponde a menos 33 doentes.
Por seu turno, o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) registou um incremento da lista de espera, no espaço de um mês, tendo mais 44 utentes inscritos cerca de 2%.
Quanto ao tempo médio de espera por uma cirurgia no arquipélago, os dados apurados em abril registam uma diminuição de seis dias, fixando-se agora nos 449 dias.
Por unidades de saúde, o Hospital do Divino Espírito Santo apresenta uma média de 509 dias, enquanto o Hospital de Santo Espírito a espera é de 338 dias e o Hospital da Horta é de 279 dias.
Gacs/RP