Na sequência da decisão de adjudicação da exploração da fábrica de Santa Catarina ao agrupamento constituído por Rogério Veiros e Freitasmar – Produtos Alimentares, S.A, foi ontem assinado o contrato de exploração da fábrica de Santa Catarina entre a Lotaçor, S.A., a sua subsidiária Santa Catarina, S.A. e a Sociedade Conserveira Açoriana, LDA – empresa constituída pelo Agrupamento Concorrente vencedor para a exploração da atividade fabril.
A execução do contrato pressupõe o pagamento de um montante não inferior a sete milhões de euros, repartidos por 10 rendas anuais, e opção de compra, que poderá ser superior em função dos resultados de exploração obtidos.
As próximas semanas irão ser marcadas pela transição operacional da exploração da esfera pública para a esfera privada, processo que será conduzido por forma a não perturbar o normal funcionamento da fábrica e em estreita colaboração entre o Conselho de Administração atualmente em funções e o gerente nomeado pela Sociedade Conserveira Açoriana.
O contrato assinado prevê ainda a realização de investimentos na modernização da fábrica e permite corrigir a desvantagem competitiva decorrente do facto de a exploração pública da Santa Catarina ter inviabilizado, durante todos estes anos, o seu acesso aos fundos comunitários destinados ao investimento.
Gacs/RP