O Conselho de Administração (CA) do Hospital da Horta (HH) esclarece que o serviço de Nefrologia e Hemodiálise do Hospital da Horta, decidiu, no dia 31/05/2022, proceder à realização de análises suplementares na unidade de dialise do Pico para confirmação de segurança e das ótimas condições para os tratamentos de diálise.
Segundo avaliação realizada por laboratório independente, conclui-se que estava em causa a qualidade da água para diálise, não sendo possivel determinar a causa do desvio aparente dessa qualidade da água. Por poder haver um erro na análise foram solicitadas novas provas.
Assim, foi dada indicação para que os tratamentos de hemodiálise, habitualmente realizados na ilha do Pico, fossem por agora executados na Unidade de Hemodiálise do Hospital da Horta, na ilha do Faial, garantindo desta forma a realização dos tratamentos em condições de segurança.
Esta determinação foi, dada pelo Diretor da Nefrologia e Diálise do Hospital da Horta e na presença da enfermeira coordenadora da unidade.
O Hospital da Horta lamenta todo o incómodo decorrente desta situação e garante que todos os esforços estão a ser tomados, para que, o mais breve possível, os utentes voltem a realizar os seus tratamentos de diálise na ilha do Pico.