Entre os dias 1 e 3 de julho, o Santuário do Senhor Bom Jesus comemora sessenta anos.
No dia 1 de julho o programa conta com uma Eucaristia solene, às 19h30, seguida da apresentação do livro “Ecce Homo- Num Arquipélago de Evangelização”, da autoria do padre Luís Leal.
No dia 2 realiza-se o colóquio, “O Senhor Bom Jesus Milagrosos do Pico: olhares sobre uma devoção”, no auditório Municipal da Madalena do Pico, que “abordará a temática desta devoção na vida e na religiosidade do povo açoriano, em especial dos açorianos do triângulo”.
No dia 3 de julho, domingo, às 11h30 é celebrada a Eucaristia com Coroação do Divino Espírito Santo da Associação da Mocidade Católica de São Mateus.
Recorde-se que o santuário do Senhor Bom Jesus do Pico foi criado por decreto Episcopal de D. Manuel Afonso Carvalho de 1 de julho de 1962.
As festas do Senhor Bom Jesus Milagroso que acontecem de 27 de julho a 7 de Agosto são uma das “mais emblemáticas manifestações religiosas dos Açores.
A festa remonta a 1862, quando o emigrante Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil a imagem.
O ponto alto acontece no dia 6 de agosto, com a missa e procissão que acolhem peregrinos da ilha, do triângulo, e muitos emigrantes.
IgrejaAçores/RP