O livro “Ecce Homo - Num arquipélago de evangelização” da autoria do padre Luís Leal, é apresentado esta sexta-feira no Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso.
O livro está dividido em quatro partes - o que é a piedade popular e como é que ela se manifesta; como é vivida hoje essa piedade a partir de dois cultos em Ponta Delgada - Santo Cristo e no Pico - Senhor Bom Jesus; as festas propriamente ditas e como é que estas duas realidades podem estimular uma pastoral conjunta extensível a toda a diocese.
O livro, segundo a Igreja Açores, tem uma componente histórica mas também teológica que reflete, acima de tudo, a maneira como é vivida e expressa a fé dos açorianos.
O lançamento desta obra está inserida nos 60 anos de elevação da Igreja Paroquial de São Mateus a Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus Milagroso.
No sábado e inserido nestas comemorações haverá no auditório Municipal da Madalena o colóquio, “O Senhor Bom Jesus Milagrosos do Pico: olhares sobre uma devoção”, que “abordará a temática desta devoção na vida e na religiosidade do povo açoriano”.
São oradores convidados Manuel Serpa, António Carlos Maciel, Duarte Rosa, Débora Goulart, Manuel Costa Jr, Hélio Soares, Dinis Silveira, Rosa Goulart, Marta Bretão, Luis Leal e Susana Costa.
Marco Martinho, padre daquele santuário explicou ao programa "Hora da Cultura" mais pormenores destas comemorações.