No âmbito da 33ª Semana Cultural das Velas, o Município entregou três Medalhas de Prata a personalidades das Velas, que do mar fizeram o seu modo de vida e/ou sustento.
Luís Manuel Soares, descalço e com 2 cestos às costas, começou a vender peixe que o seu pai apanhava. Com 28 anos vendia o peixe na sua mota e por vezes o pagamento era feito com bens alimentares.
Esteve ligado à baleação durante 1 ano, e trabalhou três anos nas traineiras à albacora.
José Luciano Coquete foi outro dos homenageados. O mar passou a ser desde muito cedo a fonte de rendimento e sustento da sua casa. O “Josezinho”, como era conhecido, começou nas lides da pesca com 7 anos e depois de regressar da tropa, dedicou-se à baleação com o seu pai e com o seu tio trancador. Não sendo aquilo que mais gostava de fazer, a Safra ao Atum passou a ser aquilo que futuramente ocupou por mais anos a sua vida profissional.
Raul António Góis recebeu igualmente a Medalha de Prata do Município. Raul com 17 anos começou a trabalhar nos batelões que faziam a carga e descarga dos navios, estando mais tarde na caça à baleia.
CMV/RP