O Governo Regional dos Açores aprovou no último Conselho do Governo, um diploma de apoio aos agricultores para a compra de sementes de milho e sorgo, para a produção de forragem ou milho grão, na Região Autónoma dos Açores, para o corrente ano de 2022.
O diploma segue agora para o gabinete do Representante da República e posteriormente serão abertas as candidaturas para os agricultores açorianos.
Esta medida insere-se no âmbito das políticas de auxílio ao setor agrícola regional, desenvolvidas pela Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, para fazer face ao aumento dos fatores de produção.
Assim, podem beneficiar do apoio os agricultores que tenham apresentado pedido de ajuda, referente ao ano de 2022 e à Ajuda aos Produtores de Culturas Arvenses do subprograma POSEI-RAA.
O valor do apoio a conceder corresponde a cerca de 80% do montante elegível da compra de sementes de milho ou de sorgo, até ao limite de 218 euros/ha no milho e de 110 euros/ha no sorgo.
O limite orçamental do apoio é de 2,6 milhões de euros, com uma componente de financiamento do Fundo Europeu Agrícola de Garantia no montante de 890 mil euros e com uma componente de financiamento da Região Autónoma dos Açores de 1.7 milhões de euros.
O pagamento do apoio previsto no presente diploma é efetuado pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas - IFAP.
Gacs/RP