O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, elogiou a “tenacidade” dos trabalhadores da conserveira Santa Catarina, anunciando ainda que a consignação da fábrica acontecerá a 2 de agosto.
José Manuel Bolieiro falava na fábrica conserveira, na Calheta, em São Jorge, no âmbito da visita estatutária do Governo àquela ilha.
O presidente recordou que em maio, foi assinado o contrato de exploração da fábrica de Santa Catarina entre a Lotaçor, S.A., a sua subsidiária Santa Catarina, S.A. e a Sociedade Conserveira Açoriana, LDA – empresa constituída pelo agrupamento vencedor para a exploração da atividade fabril.
A execução do contrato pressupõe o pagamento de um montante não inferior a sete milhões de euros repartidos por 10 rendas anuais e opção de compra, que poderá ser superior em função dos resultados de exploração obtidos.
O contrato assinado prevê ainda a realização de investimentos na modernização da fábrica e permite corrigir a desvantagem competitiva decorrente do facto de a exploração pública da Santa Catarina ter inviabilizado, durante todos estes anos, o seu acesso aos fundos comunitários destinados ao investimento.
A solução agora implementada, segundo o governo, abre o caminho para o saneamento financeiro da Lotaçor, reconhecendo e assumindo de forma transparente as perdas acumuladas com a exploração pública deficitária da fábrica, cuja permanência nas contas da sociedade-mãe condicionou o seu equilíbrio económico-financeiro e implicou recurso ao sobre-endividamento.
Gacs/RP