Governo reunido em conselho de governo deliberou a construção de uma nova subestação de 30/15 kV na Madalena do Pico, um investimento essencial para garantir a qualidade e continuidade de fornecimento de energia elétrica na ilha.
A construção desta subestação tem por objetivo permitir a ampliação da atual subestação, garantindo o estabelecimento de uma nova linha de transporte a 30 kV, decorrente da evolução do sistema elétrico da ilha, bem como a ligação de uma nova unidade de transformação de 30/15 kV, que permitirá assegurar um recurso, em caso de falha da atual.
A construção em causa terá lugar em área classificada de Reserva Agrícola Regional, devendo para isso cumprir o Regime Jurídico da Reserva Agrícola Regional.
Atendendo que se trata de um investimento essencial para garantir a qualidade e continuidade de fornecimento de energia elétrica na ilha do Pico, a construção de uma nova subestação enquadra-se, assim, nas exceções previstas no Regime Jurídico da Reserva Agrícola Regional.
O Conselho do Governo resolveu, deste modo, declarar de interesse público a construção da subestação de 30/15 kV da Madalena, ilha do Pico.