O Governo dos Açores promove este ano quatro cursos de português para falantes de outras línguas, com a participação de 80 imigrantes de 28 nacionalidades, que vão decorrer nas ilhas de São Miguel, Terceira e Pico, de setembro a dezembro.
Os cursos são promovidos pela Presidência do Governo, através da Direção Regional das Comunidades, e organizados pela Associação dos Imigrantes nos Açores e pelo Gabinete de Apoio às Migrações da CRESAÇOR, em parceria com a Direção Regional da Educação.
A CRESAÇOR organiza os dois cursos que decorrem na cidade de Ponta Delgada, sendo um em horário laboral e outro em horário pós-laboral, enquanto a AIPA assegura as formações que têm lugar em Angra do Heroísmo e na Madalena do Pico.
A Direção Regional das Comunidades duplicou este ano o financiamento destinado à integração linguística dos cidadãos estrangeiros residentes nos Açores, tornando assim possível a realização de quatro cursos em vez dos dois habituais.
Nesta 10.ª edição anual do Curso de Português para Falantes de Outras Línguas, participam pessoas com idades entre os 21 e os 74 anos, que se encontram oficialmente imigradas na Região Autónoma dos Açores.
Os contratos de financiamento dos cursos foram assinados esta semana em Ponta Delgada.
Gacs/RP