A construção de um Ecocentro na cidade da Horta será fundamental para aumentar a recolha seletiva no concelho, revelou o Vereador da Câmara Municipal da Horta, responsável pelas áreas do ambiente e resíduos.
O ecocentro é um projeto estruturante para o Município e pode dar resposta às várias solicitações para recolha e deposição de materiais que não devem ser colocados no contentor indiferenciado, permitindo a receção de resíduos no concelho da Horta através da sua deposição ordenada num só lugar”.
O aumento acentuado da produção de resíduos urbanos, que registou no concelho um acréscimo de cerca de 30% na recolha de lixo indiferenciado nos meses de julho e de agosto, fez com que Eduardo Pereira apelasse à participação cívica de todos, na limpeza e organização do espaço público”.
Ciente dos constrangimentos na recolha de resíduos, que se verificou pela altura das festas, o Vereador municipal revelou que “no final da passada semana foi realizada uma recolha especial de monstros em toda a ilha, de forma a recolher todo o passivo existente”.
Eduardo Pereira alerta ainda para a não deposição ilegal de monos e monstros juntos aos contentores, recordando que os munícipes devem solicitar ao Município a recolha dos mesmos.
CMH/RP