Os deputados da Coligação vão dar entrada na Assembleia Legislativa de um projeto de resolução que recomenda a criação de um mecanismo de gestão de plásticos do fluxo agrícola na Região.
A iniciativa foi apresentada em conferência de imprensa pela deputada do PSD/Açores Vitória Pereira na ilha de São Miguel, acompanhada dos deputados Marco Costa e Alberto Ponte.
A recomendação ao Governo Regional “visa avaliar a necessidade da criação de um sistema de gestão de resíduos agrícolas na Região Autónoma dos Açores, pela relevância do setor que representa 10% do valor acrescentado bruto na economia dos Açores”.
A coligação propõe o levantamento e caracterização sobre a gestão de resíduos do fluxo agrícola na Região, assinalando as áreas prioritárias de acordo com a especificidade de cada ilha e de cada concelho da Região Autónoma dos Açores.
O projeto de resolução coloca em cima da mesa também o “desenvolvimento de campanhas, ações de informação e sensibilização com enfoque na problemática dos resíduos de plástico, dirigidas aos produtores agrícolas, e que elabore materiais de boas práticas de utilização de plásticos e embalagens agrícolas”.
Segundo Vitória Pereira, estima-se que na agricultura, na agropecuária e na silvicultura, no arquipélago, se produza cerca de 1800 toneladas de resíduos, por ano. “Material este que deve ser melhor aproveitado através de uma recolha mais eficiente”.
PSD/RP