A Câmara Municipal da Horta foi homenageada pela Junta de Freguesia da Praia do Norte na sessão solene de encerramento das comemorações dos 350 anos do Vulcão do Cabeço do Fogo, uma celebração que remonta à data em que eclodiu o vulcão, localizado entre as freguesias da Praia do Norte e do Capelo.
O Presidente da Câmara frisou que “a dignificação das datas históricas é um veículo para a valorização do passado coletivo e da identidade comunitária”, dirigindo uma palavra de reconhecimento e apreço aos antigos Presidentes de Câmara “que mantiveram esta tradição, tão importante pelo seu caráter histórico, cultural e social”.
Carlos Ferreira recordou ainda todos aqueles que tiveram de emigrar após a catástrofe, em busca de uma vida melhor, e realçou que “até hoje, permanecem no Brasil descendentes de famílias que se deslocaram na vaga migratória que esta crise sismovulcânica originou e que se prolongou até ao Século XIX.
Evidenciando a importância deste acontecimento e fazendo memória ao tema, o autarca salientou o facto do Corso Etnográfico da Semana do Mar, ter sido dedicado aos 350 anos do Vulcão do Cabeço do Fogo.
CMH/RP