O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, iniciativa assinalada desde 2011, a 18 de outubro visa promover a reflexão e a partilha do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas, mas também debater novas propostas de atuação, avaliar dificuldades e identificar os principais desafios com que se confrontam.
Nesse âmbito, o Museu do Pico pretende assinalar esta efeméride, esta terça-feira, no auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, com uma sessão composta por 3 momentos, todos eles dedicados ao Senhor Bom Jesus Milagroso de São Mateus do Pico.
A sessão vai contar com uma comunicação pela Dra. Marta Sofia Bretão que apresentará o tema “Bom Jesus Milagroso: estudar para conhecer, conservar para preservar, restaurar para adorar”; o visionamento de um vídeo composto por uma série de imagens do Senhor Bom Jesus, captadas pelo fotógrafo Helder Silveira e o visionamento de um excerto do programa “Histórias da Terra e da Gentes”, com a mudança de capa da imagem do Senhor Bom Jesus, acto “carregado” de um grande simbolismo.
A sessão tem pelas 20:30h e a entrada é gratuita.