A cidade da Horta está a acolher desde ontem, dia 6 de novembro até dia 11, sexta-feira, o VIII Colóquio “O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX”, numa organização conjunta do Núcleo Cultural da Horta (NCH), da Câmara Municipal da Horta e do Centro de Humanidades (CHAM), da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores.
Na conferência de imprensa de apresentação do programa, o Presidente da Câmara Municipal da Horta destacou esta parceria que “resgata o passado, constrói o presente, e cimenta as bases para a construção do nosso futuro coletivo”. Partilhando os princípios de valorização da história das ilhas de Santa Maria, Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, “a 8ª edição do evento, para além de proporcionar o debate científico entre investigadores, e promover a publicitação dos resultados das suas investigações, irá contribuir ainda para a promoção da ilha do Faial, do ponto de vista académico, científico e cultural”.
A par dos membros da Comissão Científica, presidida pelo Professor Doutor Avelino de Freitas de Meneses, o Colóquio contará com um vasto conjunto de áreas temáticas especificas e complementares que “conferem ao evento uma dimensão histórica, cultural, social e política”, concluiu o autarca.
A 8ª edição do Colóquio “O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX” integra ainda o lançamento do livro do Professor Doutor Avelino de Freitas de Meneses, “Gaspar Frutuoso, O Homem e a Obra”, apresentada pelo Professor Doutor Onésimo Teotónio de Almeida, e no âmbito da comemoração do centenário da passagem de Guglielmo Marconi pelo Faial (1922), serão lançados um selo e postal alusivos à efeméride, pelo Clube de Filatelia “O Ilhéu” da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
CMH/RP