As Empresas de Transportes Marítimos foram ouvidas na Comissão Especializada Permanente de Economia sobre a criação da SIFROTA- Sistema de Incentivos à Renovação das Frotas dos Operadores de Tráfego Local da Região.
Este sistema de incentivos é proposto pelo Deputado da Iniciativa Liberal que pretende contribuir com um apoio não reembolsável de 75% do total dos investimentos que venham a ser feitos pelas empresas regionais na renovação e adequação das suas frotas de transporte marítimo de carga entre as ilhas.
Para Manuel Cristiano, representante da Empresa de Barcos do Pico e da Empresa Transportes Marítimos Parece Machado, " toda a ajuda é bem-vinda", reconhecendo o envelhecimento das frotas de transporte marítimo de cargas e os elevados custos que estão associados à sua manutenção.
Traduzido num apoio até 75%, o gerente da Parece Machado pretende apostar nas ligações entre São Miguel e Santa Maria uma vez que as embarcações estão a operar à 30 anos estando obsoletas.
Em relação à empresa Barcos do Pico, Manuel Cristiano afirma que o triângulo, por enquanto, está bem servido graças à empresa e aos navios da AtlânticoLine.
Para além dos melhoramentos das frotas, o representante alertou também para a necessidade de intervenção nos estaleiros que devem dar abrigo aos barcos ao fim de 3 anos no mar.
Este sistema de apoio está em audição e, caso seja aprovado, “deve vigorar pelo período de 4 anos, envolvendo uma verba total de 4 milhões de euros”.