Os deputados municipais reuniram-se ontem no auditório da Madalena em Assembleia Municipal.
No período antes da ordem do dia, os deputados municipais aprovaram vários votos de congratulação – 125 anos da Lira Madalense e 50 anos das casas do povo de São Mateus e da Madalena e um voto de recomendação ao Governo Regional para que construa uma marina no Porto da Madalena, um voto que foi aprovado por unanimidade.
Ainda no mesmo período, os deputados municipais questionaram o executivo do concelho sobre as algas no porto velho da Madalena, os depósito de lixo junto aos contentores do santuário do Bom Jesus e sobre os caminhos dos caldeirões e do arrodeio.
José António Soares, presidente da autarquia informou que não existe solução para o porto velho da Madalena, mas garantiu que vão continuar a alertar e a procurar soluções para o problema das algas.
Catarina Manito, vereadora do município lamentou que os monos continuem a aparecer e recordou que a autarquia disponibiliza um serviço de recolha bastando ligar para a autarquia.
Mário Silva, também vereador do concelho informou que o Caminho do Arrodeio já teve uma vistoria técnica não existindo perigo de derrocada. Em relação ao Caminho dos Caldeirões é uma preocupação da autarquia mostrando disponibilidade para colaborar com a junta de freguesia.
Na ordem do dia, os deputados municipais aprovaram por maioria e com os votos contra do PS o Plano e Orçamento para 2023 que rondam os 9,2 milhões de euros.
O PS entende que os documentos não servem os interesses dos madalenenses.
Ideia diferente tem o PSD que defende que os documentos apresentados vão melhorar a qualidade de vida dos madalenenses.
Os deputados aprovaram também por maioria, e com a abstenção do PS, a contratação de empréstimo de curto prazo no montante de 1 milhão de euros e foi aprovado por unanimidade a proposta de Taxa Municipal de Direitos de passagem, em 0,25, o IMI, em 0,3, e o imposto sobre o IRS, em 5%.
A sessão terminou com a aprovação de uma proposta de geminação com o município de Imbituba, estado de Santa Catarina, no Brasil, a aprovação de uma alteração ao Regulamento geral do Mercado Municipal e da nomeação de Hélder Silva, presidente da junta de freguesia da Madalena e de Beatriz Silveira, Marlene Garcia e Vânia Goulart, membros da Assembleia Municipal, para integrar o Conselho Local de Educação da Madalena.