A Câmara Municipal das Lajes do Pico, no âmbito do projeto “ECO-TUR2”, deu início à requalificação da área envolvente onde se iniciou o povoamento da ilha. Nesta requalificação, será dado destaque às ruínas já existentes e criado um Centro de Interpretação no outro edifício existente.
Nesta primeira fase, a ponte quinhentista que faz parte do antigo acesso à Vila das Lajes não sofrerá qualquer intervenção, pois a mesma requer acompanhamento arqueológico especializado.
A intervenção neste espaço histórico e cultural é de primordial importância não só para o concelho das Lajes como para toda a ilha do Pico, na medida em que será finalmente identificado e requalificado, tornando-se num marco turístico a visitar.
A obra de requalificação está orçamentada em 51.774,48€, com data de início a 29 de novembro de 2022 e duração prevista de 120 dias.
O projeto “ECO-TUR 2” visa a valorização do património natural e cultural dos Municípios que integram a REDE, através da criação de novos produtos e serviços que promovam o ecoturismo. No caso do Município das Lajes do Pico, trata-se da valorização e preservação de um espaço histórico e cultural do concelho a sul da Ilha do Pico.
CML/RP