Após a aprovação do Orçamento para a cidade da Horta em 2023, a Vice-Presidência da Câmara afirma que o desenvolvimento económico da ilha é uma das prioridades para o próximo ano. Assim sendo, a Câmara Municipal da Horta uniu-se à Câmara de Comércio e Indústria, na promoção de várias iniciativas de estímulo à economia, considerando a valorização do comércio local fundamental para o desenvolvimento daquele concelho.
Para Carlos Morais, a valorização do comércio local representa uma forte fonte de riqueza e identidade da ilha, apostando na formação, qualificação e dinamização, sendo fundamental “estimular o crescimento económico sustentável, fomentar a criação de emprego e potenciar as condições de atratividade empresarial”.
Nesse âmbito, o Vice Presidente destaca que serão desenvolvidas ações orientadas para a competitividade económica e para a promoção do empreendedorismo no concelho, como por exemplo, o projeto de expansão do Parque Empresarial do Faial, desde terrenos, loteamento, projetos de infraestruturas e arruamentos, “associado a um conjunto de incentivos fiscais para dinamizar o tecido empresarial local e atrair novos investidores”.
CMH/RP