A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, procedeu na passada semana à abertura do período de candidaturas ao Qualifica.In, a nova medida do Governo Regional de apoio à formação e qualificação da população ativa empregada e desempregada, que inclui prática em contexto de trabalho.
Podem candidatar-se ao Qualifica.In as escolas profissionais da região, até ao dia 31 de janeiro de 2023, por via eletrónica, na plataforma Certificar, no endereço www.certificar.azores.gov.pt. Cada formação tem uma duração de 600 horas, das quais, pelo menos 100 correspondem à prática em contexto de trabalho.
Às escolas profissionais, enquanto promotoras do Qualifica.In, é atribuído um apoio financeiro no montante de 24 mil euros por cada ação de formação, que pode ser desenvolvida num modelo de formação à medida das necessidades das empresas e setores de atividade, ou de formação modular (Catálogo Nacional de Qualificações).
Podem beneficiar do Qualifica.In as pessoas ativas empregadas e desempregadas maiores de 18 anos, sendo que aos formandos desempregados é atribuída uma bolsa de formação até ao valor máximo mensal do IAS (Indexante de Apoios Sociais).
GACS/RP