Ao longo do ano de 2022 a Atlânticoline realizou 2.624 viagens, transportando, em todas as suas linhas, 506.143 passageiros e 31.794 viaturas. Estes números representam, respetivamente, um crescimento de 13,15% e de 6,69% em relação ao ano anterior, e evidenciam a retoma sentida no setor do turismo na Região, após os efeitos negativos da pandemia de Covid-19 nas operações de 2020 e 2021.
O crescimento verificado foi mais notório na operação regular da a Linha Azul, que liga os portos da Horta e da Madalena, responsável por 78,91% dos passageiros transportados, e por 69,38% das viaturas.
No ano que passou, destaca-se a retoma da operação no porto do Cais do Pico, coincidente com a inauguração de uma nova linha na operação da Atlânticoline – Linha Laranja –, garantida com o navio Cruzeiro do Canal, ligando os portos das Velas e São Roque.
Na sequência do procedimento estatístico interno utilizado para recolher informações sobre o grau de satisfação dos passageiros, a classificação média obtida em 2022 foi “Bom”. Em comunicado, a Atlânticoline afirma que pretende continuar a trabalhar para garantir a máxima satisfação dos seus passageiros, indo ao encontro das necessidades dos que regularmente viajam entre as ilhas, por motivos de saúde, profissionais/educacionais ou de lazer, e também de todos os que visitam os Açores, contribuindo para o crescimento do setor do Turismo na Região. Nessa perspetiva, destaca-se o trabalho desenvolvido nos últimos meses para melhorar a pontualidade das viagens, nomeadamente com o encerramento da venda de bilhetes 5 minutos antes da partida da viagem, que se manterá em 2023.
AtlânticoLine/RP