O Parlamento dos Açores aprovou, por maioria, um projeto de resolução que recomenda ao Governo a criação de um plano regional de poupança de energia e medidas de apoio às famílias e empresas para estabilização dos preços de bens e serviços.
Sandra Dias Faria defendeu que esta é “uma matéria que exige urgência na sua implementação”, sublinhando que o “aumento dos custos energéticos já se vai fazer sentir na fatura deste mês de janeiro”. A vice-presidente do grupo parlamentar do PS realçou que os “novos aumentos anunciados para 2023 irão representar cerca de mais 4% nas instalações de baixa tensão, destinadas às famílias, e superior a 60% nas instalações de média tensão, destinadas às empresas e à indústria”, o que fará, certamente, “disparar os preços de bens e serviços para todos os Açorianos, em cima dos aumentos já suportados desde há um ano a esta parte”.
A parlamentar socialista sublinhou que, para o Partido Socialista, é “urgente responder a esta questão com medidas objetivas, claras e exequíveis” e apelou ao Governo para escutar a sociedade civil, as associações, as empresas e associações empresariais”.
PS Açores/RP