Os deputados municipais da Madalena reuniram-se sexta-feira em Assembleia Municipal, no Auditório da Madalena.
No período antes da ordem do dia, os deputados aprovaram por unanimidade um voto de congratulação pelo aniversário de várias instituições do concelho, um voto de pesar pelo falecimento de Paulo Alexandre Silva, presidente da Junta de Freguesia de Santo António, um voto de congratulação pela nomeação do novo bispo dos Açores e um de congratulação à Associação de Atletismo do Pico pela realização da XXXI edição da Corrida dos Reis.
Foi também aprovado, com uma abstenção, um pedido de esclarecimento, apresentado pela bancada do PS.
Os deputados municipais estão preocupados porque desde novembro de 2022 não são realizadas ecografias identificadas como urgentes ou não urgentes a utentes encaminhados pela USIP.
Ainda no período antes da ordem do dia, os deputados questionaram o executivo municipal sobre o terreno da Conseran e os terrenos anexos àquela unidade fabril, sobre as obras na Escola das Bandeiras e atrasos no subsídio de natal na Escola Profissional do Pico.
O executivo municipal recordou que o terreno da Conseran resulta de um contrato comodato por 25 anos e os terrenos anexos estão disponíveis para outras empresas que se queiram instalar. Em relação à escola das Bandeiras o executivo garantiu que esta segunda-feira vão ter inicio os trabalhos informando também que o problema das escolas profissionais deve ficar resolvido ainda este mês.
No período da ordem do dia, foi dado a conhecer as atividades desenvolvidas pelo município desde a anterior assembleia até à atual. Sobre este ponto os deputados do PS questionaram sobre o Caminho das Azorinas para saber se mantém o mesmo empreiteiro e quais os valores dos trabalhos complementares.
Os trabalhos a mais, segundo o executivo, derivam de enrocamentos e reforço da zona costeira, mantendo-se o mesmo empreiteiro.