A cidade da Horta acolheu a XV edição do projeto "Medicina Mais Perto: Ilhas", promovida pelo Departamento de Saúde Pública e Sexual (DSPS) da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), em parceria com o Município da Horta.
Com o objetivo de promover saúde e prevenção da doença, foram realizados rastreios de saúde abertos a toda a população, em especial aos cerca de 100 idosos das IPSS do concelho.
Segundo Maria Antónia Dutra, vereadora da Câmara Municipal da Horta, esta é uma preocupação do Município para “prevenção de comportamentos de risco, aditivos e dependências”, adiantando que “neste momento a autarquia está a desenvolver um estudo sobre os fatores de risco e proteção relacionados com as adições, no âmbito do Plano Municipal de Prevenção das Dependências”.
Integradas nesta iniciativa, foram também realizadas ações de sensibilização nos estabelecimentos de ensino, com as temáticas “As dependências e comportamentos aditivos: para além da toxicodependência, a dependência a novas tecnologias e redes sociais” e “A importância do Desporto e obesidade infantil”.
CMH/RP