Ana Luísa Luís, deputada socialista, afirmou esta quarta-feira que o Governo Regional “deveria aumentar o financiamento dos três hospitais dos Açores e não reduzi-lo”.
Em relação ao hospital da Horta, a socialista sublinhou que o “financiamento do Governo Regional é 1,2 milhões de euros inferior em relação ao financiamento do ano 2021”, o que está, em “contraciclo com o momento económico que atravessamos”, provocado pela pandemia, guerra e inflação.
A deputada avançou ainda que este subfinanciamento se tem tornado “crónico” em todos os hospitais, “desde 2021, ou seja, desde que este Governo da coligação tomou posse”.
Na ocasião, Ana Luís abordou também o “atraso na mudança da Unidade de Saúde de Ilha do Faial (USIF) para as novas instalações”, que estava previsto para o final do ano passado, mas que “chegados a abril de 2023, ainda nada se passou”.
A parlamentar criticou ainda o Governo da coligação de direita que “teima em atirar sempre as culpas para os Governos anteriores”, da responsabilidade do PS, lembrando que os Governos Regionais do Partido Socialista “investiram cerca de 14 milhões de euros na melhoria das infraestruturas de saúde”, designadamente “ao nível do serviço de urgência e do hospital de dia, assim como com a construção de raiz do novo edifício do centro de saúde da Horta”, sendo que a recuperação dos blocos A e B “estavam já previstos aquando do início desta legislatura” e as reparações urgentes de que este Hospital necessita são “uma responsabilidade deste Governo Regional”.
PS/RP