A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, está satisfeita pelos 11 galardões atribuídos à Região Autónoma dos Açores na 6.ª edição do “Prémio Cinco Estrelas Regiões”.
Neste prémio, que pretende avaliar e reconhecer o melhor que se faz de norte a sul de Portugal, os Açores competiram com mais de 900 marcas e estão, atualmente, entre as 116 marcas que conseguiram “provar a sua excelência e conquistar o prémio”, na sequência de avaliações feitas por 436 mil consumidores num inquérito realizado a nível nacional.
Na categoria “Artesanato”, os Açores distinguiram-se com os trabalhos de cestaria e na categoria “Cozinha tradicional” com o tradicional Cozido das Furnas.
Entretanto, a Praia do Fogo, na Ribeira Quente, venceu na categoria “Praias”, enquanto a Lagoa das Sete Cidades foi premiada na categoria “Reservas/paisagens/barragens”.
Já a Montanha do Pico alcançou o Prémio Cinco Estrelas na categoria “Serras/Montanhas”.
O “Prémio 5 Estrelas Regiões” é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores, premiando praias, aldeias e vilas, monumentos ou cozinha tradicional, avaliando as marcas regionais que se distinguem pela qualidade.
GACS/RP