A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego anunciou ontem, a campanha “A Tua Primeira Escolha” para sensibilizar os jovens para a oferta formativa nas Escolas Profissionais da Região e para a fase de candidaturas, que está a decorrer.
Maria João Carreiro adiantou que esta campanha vai ser desenvolvida de maio a julho, sobretudo nas redes sociais, “para que se possa ir ao encontro dos jovens”, complementando a divulgação e ações de comunicação que cada Escola Profissional já está a fazer para divulgar os seus cursos.
Segundo a titular da pasta da educação, “o objetivo desta campanha é incentivar os jovens à escolha desta via de ensino que oferece possibilidades e vantagens que devem ser tidas em conta pelos alunos” aquando da decisão que, inevitavelmente, têm de fazer na conclusão do ciclo de estudos no Ensino Básico, desconstruindo “alguns preconceitos que persistem sobre o Ensino Profissional, através de testemunhos de formandos e ex-formandos, por exemplo, tornando visível o sucesso de quem escolheu uma Escola Profissional e cujo exemplo pode encorajar os outros jovens para a tomada de uma decisão”.
Para o ano letivo 2023/2024 estão em oferta nas 17 Escolas Profissionais dos Açores 44 novos cursos profissionais de nível IV, podendo abranger um total de 860 novos formandos.
“Trata-se da maior oferta dos últimos oito anos”, notou, para acrescentar que estes novos cursos contemplam 20 áreas profissionais, como Turismo e Lazer; Hotelaria e Restauração; Direito; Serviços de Transporte; Produção Agrícola e Animal; Indústrias Alimentares; Eletrónica e Automação; Saúde; Trabalho Social e Orientação; Desporto; ou Contabilidade e Fiscalidade.
A Secretária Regional notou o “esforço por parte das Escolas Profissionais para adequar a sua oferta às necessidades das empresas e do tecido empresarial e aos interesses dos jovens que estão a concluir o 9.º do Ensino Básico e que decidam ingressar numa via profissionalizante de ensino que dá equivalência ao 12.º ano do Ensino Secundário e Certificação Profissional”.
Conforme adiantou, “está prevista uma redução de 50% nos cursos profissionais de nível IV nas Escolas do Ensino Geral”, diminuindo, assim, “a expressão da lógica concorrencial”, entre as Escolas Profissionais e Escolas do Ensino Geral.
Maria João Carreiro aproveitou a ocasião para desafiar os jovens, pais e encarregados de educação a confiarem nas Escolas Profissionais e numa via de ensino que tem muito para oferecer aos jovens e à economia da Região, lembrando que no inquérito aos alunos do 8.º e 9.º do Ensino Básico das Escolas do Ensino Geral, mais de 80% dos alunos que admite querer seguir um curso profissional considera estudar numa Escola Profissional”, o que constitui uma “oportunidade”.
GACS/RP