O deputado da Iniciativa Liberal terminou na quarta-feira uma visita de três dias à ilha do Pico.
Nuno Barata mostrou-se preocupado com a falta de mão-de-obra, as acessibilidades, a saúde no concelho das Lajes e com o Porto de São Roque.
O deputado falou à comunicação social depois de reunir com a ACIP e recordou o sector hoteleiro e da vinha onde há falta de mão-de-obra, por falta de rendimento, o porto comercial onde é urgente intervir e no aeroporto a IL defende que é fundamental que as obrigações de serviço publico passem a ser lançadas gateway a gateway respondendo à procura.
O deputado reconhece que a região deve olhar primeiro para o porto das Lajes das Flores e olhar para o que lá aconteceu por falta de investimento, defendendo um investimento nas infraestruturas que ainda não estão degradadas. O que está projetado para a orla costeira de São Roque não é uma prioridade e pode por em causa a operacionalidade do porto.
A degradação dos caminhos agrícolas também é uma preocupação da IL porque é a ilha que tem a maior rede de caminhos agrícolas, mas também é a ilha com os caminhos em pior estado, aumentando os custos de produção dos agricultores.
A saúde no concelho das Lajes também esteve na ordem do dia. O deputado defende que é altura do Governo Regional dar uma resposta aos picoenses admitindo que o novo centro de saúde já deveria ter acontecido.