Segundo avançou o Jornal Ilha Maior, a utilização do posto de abastecimento do furo de captação de água do Cabeço Pequeno pelos Bombeiros da Madalena está a revoltar alguns agricultores, obrigando-os a aguardar durante horas para conseguirem abastecer os seus depósitos.
A estrutura localizada na Estrada Longitudinal foi criada em exclusivo para abastecer as necessidades da lavoura, mas nas últimas semanas tem sido regularmente utilizada pelos bombeiros para abastecimento de água, que terá sido transportada para a nova fábrica da Conseran, na freguesia das Bandeiras.
Em declarações ao Ilha Maior, Rui Matos, presidente da Associação de Agricultores do Pico, lamenta esta situação e depois de ter sido alertado por vários agricultores pediu explicações ao Município da Madalena por estar a ser utilizado um posto de abastecimento criado em exclusivo para a lavoura e que estará a abastecer a nova fábrica da Conseran. “Compreendemos esta situação, mas aquele posto foi criado para disponibilizar água aos agricultores. Não entendemos a razão para estar a ser utilizado pelos bombeiros, sobretudo numa altura em que os agricultores mais procuram aquele abastecimento. Se a fábrica precisa de água devem procurar outra solução”, diz Rui Matos, assumindo que “há vários agricultores revoltados”.
A situação já foi também apresentada ao secretário regional da Agricultura que por sua vez contactou o presidente do Município da Madalena, aguardando-se agora por uma decisão que garanta a continuidade do abastecimento a partir daquele posto, em exclusivo, aos agricultores, avançou a mesma fonte.
Ilha Maior/RP