A Aldeia da Fonte e a Areias da Prainha no Pico, foram alguns dos empreendimentos turísticos premiados nas categorias de Hotel, Turismo em Espaço Rural, Alojamento Local e Parque de Campismo, na edição de 2023 dos prémios “Green Key “, um galardão internacional que promove o Turismo Sustentável em Portugal. Nos Açores foram atribuídos a 20 estabelecimentos turísticos.
Alonso Miguel, Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, esteve presente na cerimónia de entrega dos certificados Green Key aos condecorados da Região Autónoma dos Açores, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
Segundo o titular da pasta do ambiente, “garantir o equilíbrio entre a necessidade de proteção de um património natural ímpar, de enorme riqueza e diversidade, mas também de grande fragilidade, sem prejudicar o desenvolvimento económico e social dos Açores, é, de facto, um desafio complexo e uma das principais responsabilidades atribuídas à Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas”.
Sendo o único arquipélago no mundo certificado como Destino Turístico Sustentável, Alonso Miguel afirma que estão focados “em assegurar um modelo de desenvolvimento turístico que proteja o que nos distingue e o que de melhor temos para oferecer”.
Segundo o governante “é precisamente este o objetivo de diversos projetos promovidos pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, como o programa Amigo da Natureza, os Prémios Espírito Verde ou o Galardão Miosótis, e é também este o objetivo do Programa Green Key.
O certificado Green Key é um mecanismo de acreditação ambiental de empresas do ramo turístico, reconhecido por entidades internacionais, coordenado em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e da responsabilidade da FEE - Federation for Environmental Education, cujo programa se encontra em posição de liderança enquanto padrão de excelência na esfera da responsabilidade ambiental e da operacionalidade sustentável no seio da indústria turística.
Assim sendo, “pela sua importância para o turismo sustentável da Região”, foi com enorme satisfação que o Secretário procedeu à entrega oficial dos galardões Green Key 2023 “a 20 estabelecimentos, de sete ilhas dos Açores, entre um lote restrito de 268 galardoados a nível nacional, e num conjunto de cerca de 4.000 estabelecimentos, de mais de 60 países, de todo o mundo, reconhecendo toda a dedicação e o mérito em busca da excelência ambiental”.
Comparando a anos anteriores, foram galardoadas mais quatro unidades turísticas na Região do que em 2022, o que representa um aumento de 25% em relação ao ano anterior, reforçando esta evolução positiva, que traz grandes expetativas de, em 2024, poder haver ainda mais unidades turísticas reconhecidas na Região”, concluiu Alonso Miguel.
GACS/RP