Após ter anunciado o aumento dos voos entre as ilhas do arquipélago até setembro, a operação do grupo SATA Air Açores vai ser alvo de constrangimentos nos próximos dias. O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) emitiu um pré-aviso de greve entre 29 e 31 de agosto para os oficiais de operações de voo e técnicos de manutenção das aeronaves da companhia aérea açoriana.
A SATA Air Açores, que assegura as ligações interilhas do arquipélago, vai garantir os serviços mínimos durante os três dias de greve, assim como a “realização dos voos necessários à satisfação de problemas críticas relativos à segurança de pessoas e bens”.
Os trabalhadores confessam que não chegaram a acordo com a empresa “relativamente à nova carreira de oficiais de operações de voos”, um processo que se está a arrastar desde julho de 2022, avançou a “Renascença”. A estrutura sindical considera que “têm vindo a ter um incremento de trabalho significativo nos últimos anos” e “enfrentam diariamente estas adversidades, sendo incansáveis e empenhados nas suas funções”.
O SITAVA refere ainda que a falta de recursos humanos reflete-se no trabalho suplementar e, consequentemente, penaliza os trabalhadores “no seu descanso, vida social e familiar”.
Há cerca de uma semana, o governo dos Açores autorizou a empresa a reforçar, com particular incidência no mês de agosto, as ligações interilhas. Este reforço surge em consequência da elevada procura por parte dos residentes nos Açores pelo transporte aéreo regular no interior da região e, também, pela “recente evolução positiva da procura turística, nomeadamente do mercado emissor nacional”.
“Ao reforçar as ligações interilhas, a SATA Air Açores acautela o interesse público, nomeadamente a manutenção da disponibilidade suficiente e necessária para a mobilidade dos residentes, designadamente para aqueles que viajam por motivos de saúde ou de trabalho”, refere o executivo. Haverá, assim, mais voos entre Ponta Delgada e Santa Maria, Terceira, Pico, Horta, Flores e Corvo. Os voos com partida da ilha Terceira também serão reforçados.
O grupo SATA vai garantir mais 93 mil lugares nos voos entre ilhas até ao final do verão, no âmbito da tarifa Açores — um dos maiores sucessos do arquipélago. A criação das tarifas Açores, que prevê que um açoriano pague 60€ para qualquer ilha, tem contribuído muito para esta elevada procura.
NIT/RP