Já abriram as candidaturas ao regime de concessão de bolsas de estudo para a frequência de mestrado na área de formação de professores.
Segundo Sofia Ribeiro, “pelo terceiro ano consecutivo” o Governo dos Açores aposta na “criação de bolsas para suprir a carência de pessoal docente nas escolas dos Açores”.
Em causa está a publicação em Jornal Oficial de um despacho conjunto dos membros do Governo dos Açores competentes em matéria de Educação e de Qualificação Profissional e Emprego, que define um número máximo de bolsas, por grupo de recrutamento, para estudantes da Região que frequentem cursos de mestrado na área da formação de professores.
A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, explicou que, novamente, o critério para a definição das vagas por grupo de recrutamento, decorreu “da avaliação de contratos a termo resolutivo com recurso à bolsa de emprego público da Região Autónoma dos Açores, firmados no ano letivo anterior”.
Este ano, os grupos de recrutamento abrangidos são para o ensino do 1.º ciclo, Português/Inglês do 2.º ciclo do ensino básico, e também de Português, Inglês, Língua Gestual Portuguesa, História, Matemática, Biologia e Geologia, Informática do 3.º ciclo e ensino secundário e o ensino de Piano.
De acordo com a titular da pasta da Educação, e igual ao que foi feito no ano passado, os grupos de recrutamento Biologia e Geologia e de Informática “são considerados prioritários” na atribuição de bolsas.
A candidatura é efetuada através de um requerimento, “acompanhado de documento comprovativo de matrícula no curso, de um documento onde conste a nota de candidatura ao referido curso ou a sua média, bem como de certificado do 12.º ano, onde conste a escola em que o completou”.
Por sua vez, a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego sublinha a relevância deste apoio no âmbito da política de formação, qualificação e valorização profissional dos açorianos.
Conforme explica Maria João Carreiro, “a atribuição destas bolsas configura uma medida de política pública que, seguramente, se vai repercutir no incentivo à docência e, bem assim, na formação e qualificação dos açorianos, uma prioridade estratégica do Governo dos Açores para a Região”.
A concessão de bolsas resulta da aprovação, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, de uma proposta apresentada pelos partidos da coligação (PSD, CDS-PP e PPM), em setembro de 2021.
GACS/RP