O presidente do PS/Açores exortou o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) a devolver às famílias o dinheiro que arrecadou de impostos “além daquilo que estava a prever” e apresentou três propostas relacionadas com educação e habitação.
A primeira tem a ver com a criação de um apoio para as famílias que têm filhos a estudar fora da sua ilha de residência ou no continente, que “pode, por exemplo, corresponder, a 40% do custo da habitação que esses alunos têm que suportar”.
A segunda proposta do líder do PS/Açores tem a ver com as subidas das taxas de juro, nomeadamente nos créditos à habitação, o que está a criar dificuldades às famílias.
O responsável lembrou que foi criado um programa que consagra apoios por seis meses, o CreditHab mas “de acordo com os apoios que estão publicados no Jornal Oficial, há algo que não está a funcionar bem porque de um milhão de euros, apenas 140 mil euros é que já foram utilizados em apoios às famílias açorianas”.
Assim, Vasco Cordeiro propõe “prolongar o funcionamento deste apoio, de seis meses, como está atualmente previsto, para um ano”.
A terceira proposta do líder açoriano dos socialistas tem a ver com o desconto extraordinário no custo das refeições escolares, já aprovado pelo parlamento açoriano, mas que “o Governo Regional se recusa a cumprir”.
Lusa/AO/RP