A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas afirmou que a sustentabilidade tem um papel central na nova versão do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA), e, sobretudo, “no desenvolvimento de toda a cadeia de valor do setor”.
Berta Cabral, que falava em Ponta Delgada, disse que “a sustentabilidade é o pilar central do desenvolvimento turístico, no qual assentam quatro objetivos estratégicos fundamentais: consolidar internacionalmente os Açores enquanto destino turístico sustentável; reduzir a sazonalidade e distribuir os fluxos turísticos; elevar os padrões de qualidade e gerar mais valor; alavancar a notoriedade junto do consumidor final”.
A governante recordou que os Açores são a primeira região arquipelágica no mundo com a certificação de “Destino Turístico Sustentável”, tendo garantido, este ano, o Nível III de Prata e prosseguindo o trabalho com vista a alcançar, em 2024, o Nível Ouro.
Para Berta Cabral, conseguir esse objetivo será o reconhecimento formal do compromisso implementado pela Região na defesa intransigente do equilíbrio das dimensões económicas, sociais, ambientais e culturais.
Outro dos instrumentos orientadores do desenvolvimento do setor do turismo é a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores.
Neste sentido, acrescentou, que o seu modelo de aplicação da Cartilha foi reformulado para que a mesma seja “mais intuitiva e adaptada às organizações e mais eficiente nos efeitos que produz”.
Gacs/RP