O Presidente do Governo Regional dos Açores, presidiu ontem à apresentação do projeto de proteção da orla costeira e ordenamento da baía do Cais do Pico, em São Roque.
A apresentação do projeto deu-se no primeiro de três dias de visita estatutária do Governo Regional à ilha do Pico.
Para José Manuel Bolieiro, a proteção da orla costeira daquela zona trará ganhos ao nível de “transporte de pessoas e mercadorias, pescas e também nas atividades de recreio.
A intervenção consiste na execução de um quebra-mar de taludes, com uma extensão de, aproximadamente, 650 metros, enraizando na zona do complexo de piscinas naturais, inflectindo junto ao antigo porto (zona do largo D. Diniz), e seguindo depois paralelo à linha de costa, afastado cerca de 150 metros.
Haverá a criação de um terrapleno e uma bacia portuária interior com aproximadamente 25 mil m2. A nova bacia portuária interior permite a instalação de estruturas flutuantes para a operação de navios de menor porte.
O terrapleno portuário prevê também o prolongamento da estrada proveniente da costa este, designada por Avenida do Mar, interligando-a com a zona do Largo D. Diniz, bem como a criação de uma ligação pedonal interior, entre aquela zona e o Largo do Museu da Indústria Baleeira.