A Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional do Desporto, vai organizar e promover mais um conjunto de formações relacionadas com o “Jogo e Motricidade na Infância”, proferidas por Carlos Neto, no âmbito do Programa “Dos Zero aos Jogos Olímpicos”.
Percorrendo várias das ilhas açorianas, na Ilha do Pico terá lugar na Escola Cardeal Costa no dia 25 de outubro.
Com a duração de 4 horas, cada ação é dividida em dois momentos. A componente prática, que terá lugar no Pavilhão da Escola Básica e Secundária da Madalena das 19h00 às 21h00, dedicada às atividades com crianças e das 21h00 às 23h00 a componente teórica, no respetivo Auditório, dedicada à reflexão/interação entre formador/formandos.
Esta é uma iniciativa da Direção Regional do Desporto na continuidade do seu plano estratégico delineado para as camadas mais jovens, em particular para as Escolinhas da Motricidade (3 aos 5 anos) e Escolinhas do Desporto (1.º Ciclo do Ensino Básico), ambas enquadradas pela Portaria n.º 91/2022, de 20 de outubro.
São ações abertas ao público em geral, em regime presencial, destinada a todos os técnicos, educadores de infância, psicomotricistas e outros da Região Autónoma dos Açores.
Carlos Neto é especialista em motricidade humana, área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças; professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, e autor do reconhecido livro “Libertem as Crianças”.
Todos os interessados podem efetuar a sua inscrição através das redes sociais da Direção Regional do Desporto.
Recorde-se que o programa “Dos Zero aos Jogos Olímpicos” pretende promover a estimulação motora precoce, no sentido de proporcionar ferramentas e condições para que as crianças possam desde tenra idade vivenciar e experienciar situações que lhes permitam ser mais capazes, autónomas, predispostas e desenvolvidas do ponto de vista motor e emocional. Além disso, pretende criar condições para o aparecimento de um número cada vez mais elevado de atletas com desempenhos desportivos de excelência, em termos nacionais e internacionais.
GACS/RP