A Câmara Municipal da Horta assinalou o Dia Internacional da Pessoa Idosa, com uma iniciativa que juntou todos os centros de dia e convívio da ilha do Faial na Sociedade Filarmónica Unânime Praiense.
Esta iniciativa, inserida na I Semana Municipal do Desenvolvimento Sustentável, contou com o desfile dos vestidos confecionados pelos utentes dos centros de dia e convívio de todo o concelho com materiais cedidos pelo Município, no âmbito do Projeto “Dress a Girl Around the World”.
Carlos Ferreira, Presidente do Município, realçou que o evento pretendeu “sensibilizar para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), englobando não só a parte ambiental, mas todas as dimensões da sustentabilidade, sendo que este projeto, em particular, se foca em contribuir para erradicar a pobreza e garantir dignidade e igualdade”.
O autarca faialense agradeceu o esforço de todos, que certamente “trará muitos sorrisos às crianças e famílias contempladas”. O propósito do Dress a Girl é a doação de roupa confecionada a crianças de países carenciados, sendo confecionados nas 13 freguesias do Faial um total de 90 vestidos e calções, que agora, serão enviados pela coordenação do projeto para uma Escola de São Tomé e Príncipe.
O edil frisou ainda a importância, no combate à solidão, de iniciativas que estimulem o convívio, sendo estas “muitas vezes a oportunidade de ver o amigo de infância que vive noutra freguesia e de quem se estava distante há semanas ou meses”.
Para Carlos Ferreira, “é essencial que todos nos lembremos do nosso familiar, do nosso vizinho que não tem ninguém para conversar, e que façamos tudo o que está ao nosso alcance para ter tempo para falar com quem está mais sozinho e fragilizado” concluiu.
CMH/RP