As ilhas do Corvo e o do Pico não integram a campanha de promoção turística ‘Açores Todo o Ano’ porque a primeira ilha não tem infraestruturas de acomodação disponíveis para o aumento de turistas e, na outra, os empresários não aderiram à iniciativa.
Esta é a explicação dada pelo Governo Regional, em resposta a um requerimento dos deputados do PS que consideram que há discriminação pelas ilhas do Pico e do Corvo na promoção turística da Região.
Duarte Freitas, Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, esclareceu que a Associação Comercial da ilha do Pico e a Câmara de Comércio e Indústria da Horta foram envolvidas no processo de consulta relativo ao interesse das unidades de alojamento em participar na campanha e que foram realizados diversos esforços para estabelecer comunicação com essas entidades, mas sem sucesso.
Recorde-se que em outubro, os deputados socialistas Mário Tomé, Marta Matos e Lubélio Mendonça consideraram “inaceitável a exclusão das ilhas do Pico e do Corvo na campanha promocional da VisitAzores "Açores Todo o Ano", “sem qualquer fundamento aparente, prejudicando dezenas de empresas e trabalhadores do setor turístico nessas duas ilhas”.
A Campanha “Açores Todo o Ano” foi criada pela associação Visit Azores, em associação com o Cartão Continente e a Top Atlântico. Esta campanha oferece descontos de 20% no Cartão Continente para voos e estadias nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, São Jorge, Graciosa, Faial e Flores, e conta ainda com o apoio da SATA.
Açores 9/RP