A colheita de 2021 do Vinho Frei Gigante, uma das marcas mais antigas da Cooperativa Vitivinícola da ilha do Pico – Picowines, tem agora uma nova imagem.
Segundo Losménio Goulart, presidente da Cooperativa, este vinho, certificado com denominação de origem, "não se resume a uvas e a fermentações, conta uma história e a sua aventura, aliando a tradição à inovação”.
Entre os símbolos no novo rótulo destaca-se a imagem da ilha do Pico, a bússola que representa o papel de Frei Gigante na descoberta de castas e formas de implementação das vinhas na ilha, a caravela portuguesa que representa as castas trazidas das ilhas do Mediterrâneo, o Verdelho, a casta mais tradicional e emblemática da região e ainda as iniciais do seu verdadeiro nome: Pedro Frei Gigante.
Segundo diz a lenda, foi Pedro Frei Gigante quem trouxe as primeiras videiras para o Pico, nos inícios da colonização da ilha, levando a cabo as primeiras experiências de produção de vinho, em chão de pedra negra protegida por muros de basalto, que hoje caracterizam a ilha montanha.
Picowines/RP