Segundo o Jornal Ilha Maior, após 96 anos de serviço na Ilha do Pico, a empresa Cristiano Lda será substituída a partir de 1 de janeiro pela União de Transportes dos Carvalhos, Lda (UTC). A empresa, com sede no Porto, ficará responsável por garantir o transporte de passageiros entre as freguesias da ilha, bem como o transporte escolar por um período de 10 anos, que poderá ser prorrogado até cinco anos, recebendo do Fundo Regional dos Transportes Terrestres cinco milhões e 23 mil euros.
De acordo com a mesma fonte, a empresa Cristiano Lda, que tem ao seu serviço 14 funcionários e quase duas dezenas de viaturas, será afastada do transporte ficando limitada ao serviço de turismo, o que poderá provocar alterações na sua gestão.
Após os rumores, a administração esteve reunida com alguns sócios para explicar a situação atual da empresa. Conforme apurou o Ilha Maior, a Cristiano Lda pode avançar com o arrendamento de uma parte das suas instalações à UTC e vender alguns dos autocarros, bem como fazer transitar para empresa nortenha os seus funcionários. Além disso, terá sido transmitida a intenção de extinguir a atividade de transporte de passageiros.
Faltando poucos dias para a consumação destas mudanças, o dirigente sindical, Lizuarte Pereira, disse à mesma fonte, que existem “enormes dúvidas em todo o processo e não sabe o que irá acontecer aos profissionais da Cristiano Lda”.
Além da hipótese de transferência dos profissionais para a UTC, o despedimento coletivo pode ser outra solução. A partir do momento em que Cristiano Lda ficar sem o transporte coletivo de passageiros perderá a sua principal área de intervenção e a extinção das diferentes categorias profissionais pode ser uma opção. Uma solução que segundo Lizuarte Pereira seria dramática para os profissionais.
Ilha Maior /RP