A Câmara Municipal das Lajes do Pico vai promover reuniões participativas sobre o bote baleeiro junto dos detentores do património baleeiro: Clubes Náuticos, Juntas de Freguesias, Associações Locais, privados e população em geral. O objetivo é registar e reportar a história da conversão da atividade económica - a baleação - na atividade desportiva e patrimonial - as regatas - ao nível do concelho.
Além disso, pretendem dar a conhecer o projeto e promover a partilha de memórias e experiências dos tripulantes destas embarcações (atuais e antigos), do público das regatas, dos baleeiros e os seus familiares, assim como dos construtores (bote e palamenta incluindo velame).
Em comunicado, o Município apela a todos os que tenham fotografias antigas de botes baleeiros, bem como outros tipos de registos que documentem as primeiras regatas, partilhem com a autarquia.
Esta iniciativa insere-se no processo de candidatura ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial - Saberes Associados ao Bote Baleeiro (construção e manuseamento). E pretende criar a oportunidade para os mais jovens conhecerem a história local, apropriarem-se da mesma e sentirem-na como sua, e motivá-los a integrarem as tripulações futuras dos botes.
As reuniões serão abertas a toda a população e realizadas entre janeiro e fevereiro nas freguesias de São João, Lajes do Pico, Ribeiras, Calheta de Nesquim e Piedade.
Para mais informações, contacte o secretariado do Executivo através do email secretaria@cm-lajesdopico.pt ou através do telefone 292 679 700.
MLP/RP